Provavelmente você já ouviu falar em Consumo Consciente, mas você sabe o que isso significa? Vamos falar sobre isso! Quinze de outubro é considerado o dia do Consumo Consciente, o termo consumo consciente ou sustentável está atrelado à percepção de consumo em toda a vida útil de um produto ou serviço adquirido, desde a extração da matéria-prima até o descarte final dos resíduos. Ou seja, consiste na reflexão prévia sobre os impactos dos nossos hábitos de consumo, para assim tornar-se um consumidor melhor, menos imediatista.
Você sabia?
De acordo com a Organização Akatu, em 1 ano consumimos 74% mais recursos naturais que o planeta é capaz de regenerar. E esse número só tende a aumentar, visto que, até 2030, está previsto um aumento de 3,8 para 5,3 bilhões de pessoas no mercado global de consumo.
Algumas estratégias que podem ser adotadas para mudar esses hábitos são:
- Definir as características do produto a ser adquirido;
- Pensar sobre como irá comprar;
- Escolher o fabricante levando em consideração sua responsabilidade socioambiental;
- Utilizar o produto de forma otimizada, aumentando sua vida útil;
- Definir a forma de descarte adequada.
Entretanto, o consumo consciente não está relacionado apenas a fazer a sua parte individualmente, mas também cobrar ações do poder público e das empresas, conscientizar outras pessoas sobre a importância de não se influenciarem por estratégias de marketing do comércio e obsolescência programada.
Quer saber como você está consumindo?
Para avaliar o seu grau de consciência como consumidor e traçar estratégias para melhorar o seu perfil, você pode realizar o teste gratuito oferecido pela organização Akatu através do link: https://tcc.akatu.org.br/.
O desafio da sustentabilidade está diante de nós, que podemos modificar nossos hábitos de vida e de consumo, praticando o consumo mais sustentável e criando uma verdadeira corrente do bem em prol da vida.
Vamos nos unir para cuidar uns dos outros e do Planeta já! Agir é fundamental!