O processo de tornear é uma forma de manufatura subtrativa, ou seja, um processo de remoção do material que é usado para criar peças e perfis de revolução pela remoção ou corte de material não desejado. A principal característica da operação de tornear é que a peça a ser usinada é quem faz o movimento em relação à ferramenta de corte. Para ser possível realizar esse processo, é necessário ter um torno, a peça para ser torneada, uma fixação adequada e uma ferramenta de corte compatível com o tipo de usinagem que é desejada.
A peça que será usinada é então fixada na máquina e rotacionada em altas velocidades. A ferramenta de corte, então, entra na peça para retirar material em forma de cavaco, criando, assim, o perfil de revolução desejado.
Em nossa planta nós utilizamos tornos de fabricação japonesa de grande tecnologia embarcada que são capazes de produzir peças em poucos segundos. Com isso, é possível fazer geometrias, vários tipos de usinagem, em vários tipos de materiais diferentes e gerar várias geometrias, de cilindros a furos, roscas, rasgos, rebaixos, raios, esferas, entre outras, se tornando assim um dos principais processos em nossa fábrica.
- Exceto em casos de centros de torneamento que possuam torre com ferramenta acionada.
- Cavaco é o termo utilizado para designar os materiais removidos da peça durante o processo de Usinagem, promovido pela ação de uma ferramenta de corte