Durante o mês de julho, a Musashi acompanhou a inspeção do novo equipamento de têmpera por indução para a linha de disco de freio. Esse evento ocorreu na empresa EFD Induction localizada em Banglalore, Índia. O objetivo dessa inspeção foi verificar se o equipamento estava conforme as especificações solicitadas pela Musashi durante o processo de cotação.
A compra do equipamento tem como objetivo a modernização da linha atual na planta. Ele será totalmente automatizado, um robô irá fazer toda a movimentação do produto, pegando-o na esteira de entrada, levando-o para o aquecimento, em seguida pela têmpera sobre pressão e por último colocando-o na esteira de saída, sem precisar de intervenção humana.
A têmpera por indução serve para elevar a dureza do material, aumentando sua resistência ao desgaste em aços. Para discos de freio, a região que recebe esse tipo de tratamento é a que sofrerá o atrito com a pinça durante a frenagem da motocicleta
O processo inicia com a calefação da região desejada através do aquecimento indutivo. Nesse tipo, uma bobina, também chamada de indutor, se aproxima da peça e, devido a corrente alternada que passa pelo indutor, um campo magnético é gerado e por sua vez gera uma corrente elétrica no produto. Esse material então é aquecido devido ao efeito Joule.
Na sequência, o material é rapidamente resfriado, alterando a estrutura do aço, elevando sua dureza na região de interesse. Devido a geometria do produto, para evitar que ocorram empenos, ele é resfriado sob pressão com um auxílio de uma prensa.