Todo mundo fala muito sobre saúde mental hoje em dia, o assunto virou tema recorrente em escolas, campanhas governamentais e palestras diversas. Mas você o que é isso de fato? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade”, ou seja: é quando conseguimos nos sentir bem e emocionalmente equilibrados mesmo enfrentando situações difíceis.
Muitas pessoas associam a saúde mental com doenças mentais, mas o conceito vai além disso. Pessoas mentalmente saudáveis entendem que ninguém é perfeito, que todos têm limites e que não é possível agradar todo mundo o tempo todo.
A saúde mental, então, é o conjunto de ‘recursos’ que temos para:
- Lidar com momentos estressantes, como sobrecarga de trabalho, perdas de pessoas queridas e dificuldades financeiras.
- Ter bons relacionamentos com os outros, tornando a convivência saudável e leve.
- Fazer escolhas de forma consciente, desde as mais simples (como as peças de roupa que vamos usar) até as mais complexas (carreira e perspectivas de futuro).
Muitos só se preocupam com esse aspecto quando notam que estão mais desmotivados, com baixa atenção ou com muitos problemas na vida pessoal e profissional. Vale a pena ressaltar, no entanto, que a saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a terceira idade.
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um motivo externo para o desenvolvimento de transtornos psíquicos. Vários fatores contribuem para o problema, entre eles:
- Fatores biológicos, como genética ou alterações na química do cérebro
- Experiências traumáticas de vida, como pobreza, guerras e abusos
- Histórico familiar de problemas de saúde mental
Se não houver prevenção, todos nós podemos desenvolver essas doenças. Por outro lado, temos muitas informações confiáveis disponíveis sobre o tema, como esse material que você está lendo. Priorizar sua saúde mental é priorizar uma vida mais saudável, leve e com longevidade.