Você sabe o que é a medicina do trabalho e quais suas atribuições? Vamos falar um pouco sobre as funções e responsabilidades do médico do trabalho.
A medicina do trabalho consiste no acolhimento de pessoas que desejam conversar sobre as suas rotinas diárias e os adoecimentos existentes, dentro de um contexto que vai mais além do que os efeitos das exposições ambientais. É preciso ter em mente, no ato das consultas e exames, que a gênese de sintomas e patologias nasce justamente nos antecedentes familiares, pessoais e nos hábitos de vida, que somam-se aos riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, ergonômicos e emocionais (só para citar alguns), culminando no sofrimento físico.
É dever do médico do trabalho, ciente de tantos detalhes a ele confiados pelos trabalhadores, perceber o que tem origem ocupacional e intervir prontamente na garantia da saúde: afastando, medicando, investigando e conduzindo os diagnósticos da forma mais rápida e eficiente, apoiando e cuidando da saúde física e emocional.
Conhecedor das legislações pertinentes, o médico é responsável pelo correto funcionamento do ambulatório, formando equipes e discutindo os aspectos da morbidade com diferentes níveis de chefias, interagindo com setores na busca de soluções estratégicas que venham a melhorar a saúde dos trabalhadores, usando sempre os preceitos éticos internacionais.
Este profissional tem a autoridade necessária para tudo fazer em prol da saúde, registrando os detalhes em prontuários, cuidando das análises de exames e definindo aptidões (com ou sem restrições) para os mais diversos serviços operacionais, agindo sempre com liberdade de atuação e contando com o apoio da empresa nessa jornada.
Agora que você já sabe um pouco sobre a medicina do trabalho e as atribuições do médico responsável, fique atento a sua saúde e se cuide!