A lombalgia, dor na região lombar inferior, é extremamente comum, sendo a segunda causa mais frequente de consultas médicas. Entre 65% e 80% da população mundial terá dor na coluna em algum momento da vida, mas a maioria melhora espontaneamente. Mais de 50% dos pacientes se recuperam em uma semana e 90% em oito semanas.
Causas – A dor lombar pode ser causada por mau uso das estruturas da coluna, esforços repetitivos, excesso de peso, traumas, condicionamento físico inadequado, erros posturais e osteoartrose. Outras causas incluem doenças inflamatórias, infecções e tumores.
Diagnóstico – O raio X é geralmente o primeiro exame solicitado, seguido por tomografia computadorizada e ressonância magnética, se necessário. Exames de imagem devem ser analisados individualmente e correlacionados com os sintomas do paciente.
Tratamento – O tratamento inicial visa aliviar a dor com analgésicos, anti-inflamatórios e miorrelaxantes. Repouso breve é recomendado na fase aguda. Na lombalgia crônica, reabilitação com exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e reeducação postural são fundamentais. Outras opções incluem TENS, acupuntura e infiltração. Apenas 1 a 2% dos pacientes necessitam de cirurgia.
Na Musashi do Brasil, oferecemos consultas com nosso médico do trabalho. Ele fornece orientações médicas em geral para garantir o bem-estar e a saúde de todos os nossos colaboradores.