O ambiente industrial apresenta vários perigos em decorrência do uso e da exposição do trabalhador a diversas fontes de energia. Bloquear e controlar essas fontes durante a manutenção e intervenção em equipamentos é fundamental para evitar que os colaboradores inadvertidos possam sofrer acidentes devido à uma energização acidental.
Dentro desse contexto, o LOTO (mais conhecido como “lockout & tagout“) é um conjunto de procedimentos e dispositivos de bloqueio com etiquetas que pode contribuir para: a redução de acidentes, proteção dos funcionários e preservação do patrimônio e do meio ambiente.
O que é Lockout ?
A palavra inglesa “lockout” pode ser traduzida como “travamento”. Assim, esse processo pode ser entendido como uma forma de barrar ou impedir a exposição do colaborador à energias perigosas, evitando uma situação de risco.
A prática do “lockout” evita que alguém acesse uma determinada área restrita inadvertidamente ou que ligue algum equipamento que não esteja preparado para ser utilizado. Ela também isola fontes de energia que podem queimar, cortar, prensar, eletrocutar ou lesar o colaborador.
Para isso, os dispositivos de “lockout” funcionam como restrições que ninguém pode remover sem uma chave ou outro mecanismo de destravamento. Alguns exemplos são: as travas de plástico ou metal, grupos de bloqueio, cadeados e até sistemas de segurança protegidos por senha ou leitura corporal.
O que é Tagout ?
A palavra “tag” de “tagout” pode ser traduzida como “etiqueta”. Portanto, assim como as etiquetas sinalizam informações relevantes, essa palavra denota o intuito de notificar o trabalhador sobre os perigos aos quais ele pode estar exposto.
Por consistir em dispositivos de aviso, pictogramas ou sinais, o “tagout” não fornece a restrição física de uma trava e pode evocar uma falsa sensação de segurança. No entanto, essa técnica é indispensável para a educação e para alertar o trabalhador, ela também complementa o cumprimento dos objetivos do “lockout”.
Mesmo fora do ambiente laboral, os “tagouts” são facilmente notados no dia a dia: um desenho de caveira em algum produto químico, sinalizações de segurança que indicam “Área Perigosa”, “Risco de Morte” ou “Cuidado! Ambiente Escorregadio” e placas em redes elétricas que especificam o número de volts nos fios, por exemplo.
Por que fazer seu controle?
Diversos meios de energia, incluindo fontes elétricas, mecânicas, hidráulicas, químicas ou térmicas existentes na indústria, para acionar seus equipamentos, podem ser perigosos para os trabalhadores. Durante a manutenção ou utilização desses aparelhos, a liberação inesperada de energia pode resultar em acidentes graves (até mesmo letais) para os colaboradores.
Por esse motivo, o Ministério do Trabalho determinou a obrigatoriedade de bloquear e sinalizar fontes de energia através de recursos de “lockout” e “tagout” aplicados em dispositivos de isolamento para levar a máquina a um estado seguro ou de energia zero.
Nossa Situação
A Musashi do Brasil implantou recentemente o sistema “Lockout Tagout” no nosso pátio fabril, com isso estamos garantindo maior segurança nos processos de manutenção e intervenção em nossos maquinários. A segurança dos nossos colaboradores é essencial e sempre estamos cuidando para que tudo ocorra bem.