Os instrumentos de medição possuem um papel essencial no dia a dia de atividades da nossa empresa e manter a sua precisão é de extrema importância para garantir a qualidade na fabricação dos nossos produtos. Portanto, para manter essa precisão e exatidão é preciso realizar alguns cuidados para prolongar sua vida útil. São alguns desses cuidados:
Calibração frequente
Ao utilizar os instrumentos com uma certa frequência, é natural que esse manuseio gere algum tipo de desgaste e por isso devem ser inspecionados e calibrados periodicamente para assim garantir a melhor condição possível para realizar as medições com precisão. A frequência dessa inspeção é monitorada e realizada pelo setor 435, Calibração.
Manuseio Adequado
A qualidade está responsável por criar e realizar treinamentos e instruções a respeito dos instrumentos de medição que usamos diariamente, disponibilizando-as para serem lidas e seguidas.
As informações a respeito do manuseio, sobre a organização das bancadas e as formas de utilização são pontos de extrema importância para garantir a durabilidade desses instrumentos.
Assim como os instrumentos de medição, os especiais, que são diferentes dos que usamos no nosso cotidiano, também possuem instruções e treinamentos de como utilizá-los, ficando disponíveis para a consulta a qualquer momento.
Armazenamento e Limpeza
O armazenamento correto dos instrumentos é fundamental para garantir a sua durabilidade. Armazená-los em locais livres de sujidade, pó, altas temperaturas, evitando qualquer tipo de ação direta que possa gerar alguma danificação no instrumento. Eles também não devem ser armazenados em locais diferentes dos quais já foram definidos, por exemplo, ao utilizar um instrumento e não armazenar no seu local padronizado, pode gerar uma perda, ocasionando uma dificuldade na medição do processo. Além do armazenamento correto, a limpeza dos instrumentos é de extrema importância para sua funcionalidade e para prolongar sua vida útil. Todos os funcionários são conscientizados diariamente sobre as práticas de limpeza e organização desses equipamentos e o quanto elas podem interferir e prejudicar os nossos processos se forem feitas de forma errada. Portanto, limpezas e organizações devem fazer parte das nossas boas práticas no dia a dia de trabalho.