As auditorias são importantes ferramentas para a gestão moderna da qualidade. Embora muitas empresas tenham desenvolvido esta função (algumas até possuem departamentos específicos para a sua execução), ainda não há uma total compreensão das vantagens advindas de sua aplicação.
Mas o que seria Auditoria de Qualidade? É uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do sistema da qualidade.
A auditoria da qualidade pode ser realizada por qualquer pessoa da organização, desde que ela:
- Seja de uma outra área que não a auditada;
- Esteja treinada e capacitada para a realização da mesma.
Uma vez que o objetivo principal da auditoria é verificar a eficácia do sistema da qualidade implantada, consequentemente seu caráter é muito mais de prevenção do que de correção de problemas.
Por servir como mecanismo de realimentação, as auditorias são um importante sistema de informações para a administração da empresa, pois possibilitam o aperfeiçoamento da qualidade de seus produtos e serviços.
Mas quais os tipos de auditoria? A literatura existente sobre o assunto costuma apresentar os mais diversos tipos de classificação. Entretanto, podemos basicamente dividi-las em: externas e internas.
Quanto a sua execução:
Externas: são aquelas executadas por outras organizações, tais como clientes, empresas especializadas, etc.;
Internas: são aquelas executadas pela própria organização e costumam ser subdivididas em:
- auditoria de sistemas – examina a eficácia do sistema da qualidade;
- auditoria de processos – avalia a proximidade entre métodos e procedimentos estabelecidos e a prática real;
- auditoria de itens – (produtos e/ou serviços).
Quanto a sua realização:
- Pré-contrato (“pre-award”) – quando é realizada antes da celebração de um contrato comercial;
- Pós-contrato (“post-award”) – quando é realizada imediatamente após a celebração do contrato comercial;
- Auditoria de projeto-desenvolvimento/pré-produção – quando executada nas fases de
desenvolvimento do produto/serviço e/ou pré-produção; - Auditoria de produção/construção – quando executada na fase de produção/construção do produto.
Quanto a sua frequência
- Programação (de rotina) – são aquelas cuja execução está prevista no programa de auditorias;
- Não programada (especial) – são aquelas realizadas quando há evidência de problemas ou de deterioração do nível da qualidade.
Após conhecermos os tipos, vamos entender quais os principais objetivos de uma organização para a realização de auditorias da qualidade? São eles:
- Avaliar a conformidade dos procedimentos da qualidade com as normas estabelecidas por clientes ou pela própria empresa;
- Avaliar a aderência dos métodos empregados com os procedimentos estabelecidos;
- Avaliar O processo de tomada de decisão da empresa, com relação à qualidade;
- Avaliar a conformidade das características da qualidade dos produtos/serviços com as especificações;
- Verificar e melhorar a eficácia do sistema da qualidade;
- Detectar problemas potenciais da qualidade de produtos/serviços;
- Permitir à administração uma visão mais profunda da empresa, gerando uma consciência para qualidade.
A Musashi do Brasil possui um programa, onde executa auditorias internas através de auditores devidamente qualificados. Essa frequência ocorre num período anual em atendimento ao requisito da IATF 16949:2016.
Ainda dentro do escopo de auditorias, são realizados dois tipos de auditorias pelos nossos clientes duas rodas, que avaliam a qualidade do nosso fornecimento. A “Auditoria da Qualidade do Fornecedor”, conforme manual da qualidade do fornecedor (SQM 2-7; item 3.2 HONDA): QAV1 e QAV2, no qual tem como objetivos:
QAV1 – Avaliação da Estrutura do Fornecedor: Auditoria Regular
- Avaliação do Sistema de Garantia da Qualidade.
- Avaliação do Sistema de Gestão Ambiental.
- Avaliação do Atendimento ao Planejamento da Produção.
QAV2 – Avaliação dos Processos de Fabricação do Fornecedor: Auditoria Ocasional
- Capacidade técnica de desenvolvimento.
- Capacidade técnica de produção para aplicação na produção em massa.
- Comportamento dos itens desenvolvidos com período mínimo de um ano.
Na semana de 12 a 16 de junho de 2023 nós recebemos a visita dos auditores do cliente Honda, sr. Charles Chagas e a sra. Lorena Amparo, com objetivo de realizar uma auditoria de QAV1 (Sistema de Qualidade) como requisito de aprovação de novo equipamento de fabricação no setor 173 – Disco de Freio, linha de indução automática.
Por AW Ramos · 1991 · Citado por 9 — PRODUÇÃO – Rio de Janeiro – VaI. 1 – Nº 2 – março 1991 – p.p. 87, 95. 87. Page 2. PRODUÇÃO