Não é de hoje que a importância do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável é uma pauta importante. Esse debate vem sendo trazido pelos países do mundo todo, tanto que a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu em 1992 que no dia 22/05 seria celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade! A data visava criar uma conscientização sobre a importância da preservação dos seres vivos.
O termo biodiversidade consiste na variedade de formas de vida, na multiplicidade de um ecossistema. Espécies (animal, vegetal ou microorganismos) encontradas em diferentes ambientes (aquático, terrestre, etc.).
E qual a importância de sua conservação? A variedade das espécies assegura a manutenção de um ambiente equilibrado, através da circulação de nutrientes, com benefícios para todos os seres que habitam o planeta e nele subsistem, garantindo a sobrevivência da humanidade.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, aqui são encontradas cerca de 20% de todas as espécies do mundo. Entretanto, a degradação ambiental tem ameaçado esse cenário.
Estudos apontam que cerca de seis espécies entram em extinção a cada ano, sendo a maioria delas animais pequenos localizados em áreas mais sensíveis a mudanças climáticas (caramujos terrestres e anfíbios).
Entretanto, animais de grande porte correm riscos, principalmente em função do tráfico ilegal e abandono de espécies em locais diferentes de seu habitat natural. Do ponto de vista vegetal, diversos biomas têm sofrido com a degradação, como a Caatinga e o Pantanal (que virou notícia nos jornais do mundo inteiro recentemente). Sendo mais comumente disseminada pela mídia os recorrentes impactos na Mata Atlântica pelos inúmeros casos de desmatamento da Amazônia. E como nós, cidadãos, podemos contribuir para a preservação da biodiversidade?
- Se informando e compartilhando conhecimento sobre questões ambientais;
- Priorizando o uso pelos reutilizáveis ao invés dos descartáveis;
- Reduzindo desperdícios de comida, água, energia e outros recursos;
- Minimizando a geração de resíduos (papel, plástico, etc.);
- Assegurando a limpeza e conservação das áreas;
- Apoiando iniciativas e empresas com padrões éticos e ambientais.
A Musashi do Brasil é comprometida com a manutenção da biodiversidade, através de suas práticas (5S e House Keeping) e metas de conservação do meio ambiente (redução de emissões, resíduos e consumo de energia, etc.). Além de possuir diferentes espécies vegetais em sua área fabril e estar continuamente melhorando a qualidade e acesso aos espaços verdes dentro da organização. A preservação é um compromisso de todos! juntos vamos mais além!