Ao planejar uma viagem de carro para um destino de longa distância, você tem coragem de iniciá-la com um automóvel que não está com as manutenções em dia? Acredito que sua resposta foi algo perto de : “Óbvio que NÃO!”. Isso ocorre porque quando nos propomos a executar um planejamento desse tipo, avaliamos os pré-requisitos fundamentais para nos proporcionar segurança e confiabilidade e no automóvel o que nos proporciona esse sentimento é o fato dele estar em dia com as manutenções preventivas.
Assim como em um carro, essa realidade não é diferente nos equipamentos industriais, o que muda dentre os cenários é a importância que é dada a manutenção preventiva aplicada a cada um deles. Um automóvel que para de funcionar por falta manutenção preventiva pode apresentar modo de falha localizado a quilômetros de distância da civilização, já o equipamento industrial, quando apresenta modo de falha, sempre estará localizado no mesmo lugar e talvez por esse motivo a maioria das pessoas podem acreditar que essa medida em um transporte é mais importante do que em um equipamento industrial, mas nesse ponto de vista os riscos não são levados em consideração.
Mesmo considerando os cenários e aplicações, ambos dispõem de riscos similares, pois podem causar acidentes, do grau mais simples ao mais grave: indo desde o risco de perda ou atraso da programação, insatisfação do cliente, até o risco de vida… Esses e outros riscos podem ser evitados através da manutenção preventiva, o que faz dela uma atividade fundamental.
Na Musashi do Brasil, os equipamentos industriais passam por manutenção preventiva de acordo com a determinação e a periodicidade recomendada pelos seus fabricantes e através da execução da mesma a equipe técnica e manutenção consegue minimizar perdas evitando que o equipamento entre em modo de falha, proporcionando maior segurança, confiabilidade e produtividade aos operadores dos diversos tipos de equipamentos disponíveis no parque fabril.
Essa manutenção, sempre que é realizada da forma e na periodicidade correta, proporciona diversos benefícios, como:
• Aumento da vida útil dos equipamentos;
• Redução de falhas e desgastes;
• Redução de acidentes de trabalho e maior segurança;
• Garantia da qualidade dos produtos e a capacidade produtiva;
• Maior agilidade na resolução de problemas, pois com a revisão periódica pode-se detectar falhas em sua fase inicial;
• Minimização de perdas.
E você, já começou a planejar as manutenções preventivas dos seus equipamentos? Fique atento!
Go Far Beyond!