A proteção ao meio ambiente é debatida em todo o mundo e constantemente ouvimos falar sobre impactos ambientais e situações que os provocam. Mas será que sabemos o que é impacto ambiental?
A norma ISO 14001, na qual é baseada o sistema de gestão ambiental da Musashi, define impacto ambiental como “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”.
Daí surge a segunda questão: o que é o aspecto ambiental? A mesma norma descreve como sendo “elemento das atividades, ou produtos, ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente”.
Em uma forma resumida: o aspecto ambiental é a “causa” e o impacto ambiental é o “efeito”, podendo este vir de quaisquer modificações do meio ambiente, de forma positiva ou negativa. Abaixo seguem alguns exemplos de aspectos e impactos gerados pelas atividades desenvolvidas na Musashi do Brasil:
É fundamental que a organização levante e identifique todos os aspectos e impactos ambientais das atividades desenvolvidas, especialmente as significativas, para determinação das medidas necessárias, evitando assim a sua ocorrência.
Todas as atividades desenvolvidas na Musashi do Brasil, inclusive as realizadas por prestadores de serviço, possuem um levantamento de aspectos e impactos relacionados (Plan005), o qual é disponibilizado para todos os colaboradores através da intranet, pelo endereço: http://intranet.musashi.com.br/gqao/gqao.html, clicando no link destacado na imagem abaixo:
Cada aba da planilha corresponde à uma atividade/processo e é de suma importância que cada colaborador conheça essas informações para atuar de forma preventiva na ocorrência dos impactos ambientais.