Sempre batemos na tecla sobre a importância da alimentação saudável na vida de todos, e uma das coisas que devemos prestar atenção, é manter um prato sempre colorido. A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes contidos nele e que são capazes de trazer benefícios e prevenir doenças. Quanto mais cor tiver no seu prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres serão ingeridos, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante. O ideal é que se atinja no mínimo de três a quatro cores diferentes nas refeições principais como café da manhã, almoço e jantar. Ao final da montagem do prato certifique-se de que as cores estão variadas, além de mais nutritiva, deixarão a refeição mais atrativa.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades nutritivas de cada cor?
ALIMENTOS VERMELHOS
São ricos em carotenoides, precursores de vitamina A. Protegem o coração, o envelhecimento precoce das células e a memória, além de fortalecerem os olhos e pele e estimular o sistema imunológico. O licopeno presente nesses alimentos ajuda na prevenção do câncer de próstata.
Exemplos: cereja, goiaba, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, tomate, etc.
ALIMENTOS ROXOS
Possuem coloração arroxeada e azulada devido à antocianina, um antioxidante que combate doenças cardiovasculares e o câncer. Contém vitamina B3, vitamina C e potássio. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestório.
Exemplos: açaí, alcachofra, alface roxa, ameixa, berinjela, beterraba, framboesa, repolho roxo, uva, etc.
ALIMENTOS VERDES
Ricos em cálcio, ferro, fósforo, que ajudam na coagulação sanguínea, no crescimento e na produção de glóbulos vermelhos. Evitam a fadiga mental, fortalecem os ossos e dentes e o câncer de cólon e mama. Eles ainda contêm luteína e zeaxantina, substâncias que blindam o organismo contra problemas oftalmológicos como a degeneração macular.
Exemplos: abacate, abobrinha, acelga, alface, brócolis, couve, chuchu, ervilha, limão, pimentão verde, repolho, uva, vagem, etc.
ALIMENTOS ALARANJADOS E AMARELOS
Como os alimentos “vermelhos”, esses alimentos são ricos em carotenóides. Além disso, são ricos em vitamina C, um antioxidante fundamental para a proteção das células e ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer como o de mama.
Exemplos: abacaxi, abóbora, batata, caju, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, milho, pimentão amarelo, tangerina, etc.
ALIMENTOS MARRONS
São ricos em vitamina E, antioxidante que atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce das células do organismo.
Exemplos: arroz integral, cereais integrais, gérmen de trigo e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc).
ALIMENTOS BRANCOS
São ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides, atuando na proteção das células. Inibem o aparecimento de coágulos sanguíneos e de tumores intestinais. Auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.
Exemplos: alho, alho-poró, banana, cebola, cogumelo, couve-flor, mandioca, pêra, etc