Você sabe bem o que é o CCQ e como ele funciona? Deixa que a gente te explica direitinho. O CCQ inicialmente levou o nome de Círculo de Qualidade, mais tarde vindo a ser chamado de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ).
Ele é uma metodologia que foi criada em 1962 no Japão pelo Engenheiro Químico Kaoru Ishikawa, junto a outros membros da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – JUSE.
Basicamente, os Círculos de Controle da Qualidade são atividades que envolvem equipes de colaboradores da organização, que se reúnem para juntos proporem soluções de melhoria ou para resoluções de problemas de qualidade, do processo ou do produto.
Essas reuniões servem para levantar as principais estratégias de como alcançar maior qualidade nos processos e produtos, gerando assim maior satisfação das partes interessadas, seja os colaboradores da organização ou o cliente externo.
Como se desenvolve:
- Inscrições e divisão das equipes: inscrições internas para os colaboradores e/ou membros convidados;
- Papéis e responsabilidades dos integrantes: orientador, líder, secretário e membros;
- Treinamento e Dinâmicas: aplicados para desenvolver competências dos membros e desenvolvimento dos trabalhos;
- Reuniões: em média uma vez por semana, durante no máximo uma hora ou pode-se também fazer reuniões quinzenais; assuntos tratados durante as reuniões devem ser registrados e apresentados aos setores dos problemas em discussão para avaliação e implantação;
- Exposição: há uma sequência de etapas sucessivas para que o CCQ alcance o seu real objetivo, como a identificação dos problemas, a seleção dos problemas a estudar, a análise dos problemas, a sugestão de solução para a administração ou diretoria.
Esse método tem como objetivo:
- Identificar as possíveis melhorias que podem ser aplicadas dentro da organização, seja para reduzir os custos, seja para gastar menos e produzir mais;
- Diminuir a quantidade de falhas no processo;
- Resolver problemas;
- Melhorar o ambiente organizacional e até mesmo consolidar a cultura da empresa.
O CCQ:
- dá a oportunidade para que os colaboradores trabalhem em equipe e apresentem suas ideias para evoluir a qualidade da empresa;
- é uma metodologia fácil de compreender, funcional, direta e inovadora para solucionar os problemas ou para analisar a implantação de melhorias na organização;
- Quando utilizado por uma empresa: se produz com mais qualidade, valoriza o trabalho dos colaboradores, trabalha com maior eficiência, envolve os funcionários na qualidade e soluciona de forma mais rápida os problemas, tornando-se uma organização que evolui constantemente.
Que método incrível, não é? Quantos benefícios para aqueles que o usam. Conseguiu entender bem agora? É por essas e outras que a Musashi do Brasil mantém o alto nível de excelência. Juntos vamos mais além!