Vamos falar um pouco sobre Calibração de Instrumentos? Antes de mais nada, segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012), a calibração pode ser definida como:
“Operação que estabelece, sob condições especificadas uma relação entre os valores medidos e suas incertezas usando padrões de referência. Na segunda etapa, utiliza essa informação para calcular um resultado de medição a partir da indicação obtida. Em resumo, é um método para obter medidas precisas usando padrões de referência”.
Simplificando, calibração é o procedimento em que realizamos a comparação de valores apresentados por um equipamento de medição e os valores gerados por um padrão de referência. Geralmente, esse padrão é reconhecido internacionalmente e é aceito pelas partes interessadas dos processos empresariais.
O objetivo da calibração é nos certificarmos se o equipamento está apto ou não para o seu uso específico. Isto porque o uso de instrumentos não calibrados pode reduzir a precisão das medições, comprometendo a qualidade final do produto e gerando desperdícios e ineficiências aos processos da empresa. Além disso, é possível que a variabilidade e imprevisibilidade dos processos aumente, o que é negativo para as organizações. Antes de tudo, devemos calibrar os instrumentos para que, no momento da detecção das medições, tenhamos maior precisão.
Existem também fatores externos que podem afetar a medição e, por isso, precisam ser levados em consideração na hora da calibração e uso do instrumento. Alguns desses fatores podem ser: a temperatura ambiente, vibrações, a ausência (ou não) de poeira entre outros.
Além disso, outro aspecto que tem influência direta nas medições é o cuidado e a responsabilidade que devemos ter em relação ao manuseio, preservação e integridade dos instrumentos. Estes, quando mal cuidados tendem a apresentar erros mais frequentes e necessitar de mais ajustes ou substituições. Em resumo, instrumentos mal cuidados também precisam passar pelo processo de manutenção e calibração com maior frequência (em menor periodicidade).
Podemos destacar ainda que as calibrações são indispensáveis quando existe alguma dúvida em relação ao funcionamento do instrumento ou se houve algum reparo após detectarmos um defeito. Em ambos os casos, isso pode ser um resultado de mau uso, mas não se limitando a isso. Podem ocorrer defeitos de fábrica, desgaste natural do equipamento ou até mesmo influências externas não consideradas.
A Musashi do Brasil possui um departamento que monitora a validade da calibração dos instrumentos através de sistema informatizado e também por gestão à vista que relaciona etiquetas em cores com o mês de validade da calibração do instrumento. Isso com objetivo de assegurar a confiabilidade da medição, visando a excelência da qualidade de seus produtos fabricados, para atender a satisfação plena de nossos clientes e superar suas expectativas. Afinal, o primeiro pilar da nossa Filosofia (Nosso caminho) é “Cliente em 1° lugar” e (Nossa origem) “Simples e Firme, Sinceridade Consistente”.
Parte do conteúdo foi extraído da fonte: https://doo.com.br/calibracao-o-que-e-e-qual-sua-importancia
Como transformar Resíduo em desconto na conta de Energia
(Adaptado de https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz, acessado em 20/02/2024)