Engana-se quem pensa que a execução da Manutenção Produtiva Total (MPT) se resume apenas a realizar as checagens conforme determina a ficha dos equipamentos. O MPT é uma metodologia bem mais abrangente e sua implementação depende do desenvolvimento dos seus 8 pilares e do engajamento de toda a equipe.
8 Pilares?
Isso mesmo! A junção e o desenvolvimento desses oito pilares são fundamentais para um MPT bem desenvolvido no ambiente organizacional, pois cada um tem sua função específica e contribuição para a metodologia. De forma bem resumida, vejamos:
1. Melhoria específica:
Onde ocorre a identificação e eliminação de perdas específicas e pontuais que impactam negativamente a eficiência produtiva.
2.Manutenção Autônoma:
Esse pilar incentiva os operadores e equipes de produção a assumirem um papel mais ativo na manutenção dos equipamentos e na prevenção de problemas.
3.Manutenção Planejada:
É a responsável por executar as manutenções de equipamentos de forma programada e sistemática, baseados nas taxas de falhas que foram medidas ou previstas.
4. Educação e treinamento
Tem o foco de desenvolver habilidades necessárias para manter rotineiramente os equipamentos utilizados e identificar problemas.
5. Controle inicial
Visa direcionar o conhecimento prático adquirido através da TPM no desenvolvimento e aquisição de novos equipamentos, fazendo com que eles atinjam seu desempenho máximo mais rápido.
6. Manutenção da Qualidade:
Esse pilar envolve a implementação de rotinas de inspeção e manutenção nos equipamentos, com o objetivo de identificar e corrigir problemas que possam afetar a qualidade dos produtos ou serviços.
7. Administração
Consiste na eliminação de desperdícios na esfera gerencial. Este método permite um melhor apoio à produção através de operações administrativas mais eficientes.
8. Segurança, saúde e meio ambiente
Esse pilar do MPT foca na eliminação de riscos de segurança e de saúde, especificamente visando um processo produtivo sem a ocorrência de acidentes.
O desenvolvimento do MPT aqui na Musashi do Brasil, assim como seus resultados, depende de todos que fazem parte da organização. Apenas com o engajamento da equipe é possível alcançar o principal objetivo da aplicação do MPT, que consiste em “Falha Zero” dos equipamentos e processos produtivos.
Uma empresa que possui o MPT como sua prioridade, obtém resultados bastante satisfatórios, como:
- Aumento da eficiência e produtividade;
- Aumento da satisfação do cliente;
- Aumento da vida útil dos equipamentos;
- Cumprimento de normas regulatórias;
- Melhoria da comunicação entre as áreas;
- Melhoria da qualidade dos produtos;
- Melhoria da segurança;
- Melhoria do clima organizacional;
- Redução de custos;
- Redução de paradas não planejadas;
Redução de perdas.
Entender cada processo do nosso trabalho nos leva à excelência. Juntos vamos mais além!