O copo descartável sempre foi um item de grande consumo nas empresas e o desafio maior é desenvolver ações para reduzir seu consumo e minimizar os impactos ao meio ambiente causados pela grande geração deste resíduo.
Aproximadamente 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidas aqui no Brasil a cada ano, mas embora sejam recicláveis, todo este resíduo não pode ser totalmente aproveitado, pois o seu mercado ainda é muito deficiente. São necessários mais de 400 copos de plástico para somar um quilo. E esse um quilo pode ser vendido por até R$ 0,25.
Segundo a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, o copo plástico demora cerca de 400 anos para se decompor em contato com o ar atmosférico, além disso, estudos comprovam que, o descarte inadequado deste resíduo pode levá-lo a chegar até aos oceanos, sendo um dos principais causadores de morte de diversas espécies marinhas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam se alimentando deles.
Portanto, é simples de compreender que é urgente eliminar seu consumo de nossos hábitos diários. Várias ações podem minimizar o uso do copo descartável e até zerar sua utilização dentro das organizações, e uma simples mudança de atitude em usar o copo reutilizável, resulta num excelente efeito. Cada copo reutilizável impede, no mínimo, o uso de quatro copos descartáveis por pessoa, diariamente. Além disso, quando usados em eventos, diminuem significativamente a geração de resíduos descartáveis.
Afinal, se faz necessário que cada pessoa abrace a ideia de cessar o uso do copo descartável na sua rotina diária, adotando seu copo reutilizável e colaborando com um Meio Ambiente mais sustentável para sua e futura geração.